quinta-feira, 4 de junho de 2015

Cultura do Palácio (Renascimento)

Biografia de Thomas More

  • Thomas More/Thomas Morus ou Tomás Moro nasceu a 7 de Fevereiro de 1478 e foi um homem de estado, diplomata, escritor, advogado e homem de leis. Ocupou vários cargos públicos, e em especial, de 1529 a 1532, o cargo de "Lord Chancellor" (Chanceler do Reino - o primeiro leigo em vários séculos) de Henrique VIII da Inglaterra. É geralmente considerado como um dos grandes humanistas do Renascimento. 

São Thomas More por Hans Holbein, o Jovem (1527).

História

  • Thomas More chegou a se auto descrever como "de família honrada, sem ser célebre, e um tanto entendido em letras". Era filho do juiz Sir John More, investido cavaleiro por Eduardo IV, e de Agnes Graunger. Estudou na Escola de St. Anthony na sua cidade e enquanto jovem foi pajem do arcebispo Morton. Prosseguiu os seus estudos em Oxford, sob a tutela de Thomas Linacre e de William Grocyn e não só estudou Literatura Grega e Latina, como começou a escrever comédias. 

Escola de St. Anthony

  • Por volta de 1494, tornou a Londres para estudar Direito, tornando-se advogado em 1501. Fez intenções de abraçar a vida monástica, mas sentiu-se na obrigação de servir o seu país através da política. Foi eleito para o Parlamento em 1504, altura em que casou pela primeira vez.

  • Casou-se com Jane Colt em 1505, tendo tido como filhos: Margaret, Elizabeth, Cecily e John. Jane morreu em 1511 e Thomas More casou-se com lady Alice Middleton. More era homem de muito bom humor, caseiro e dedicado à família, muito próximo e amigo dos filhos. 
   

  •  Fez carreira como advogado respeitado, honrado e competente e exerceu por algum tempo a cátedra universitária. Em 1504, fazia parte da Câmara dos Comuns da qual foi eleito Speaker (ou presidente), tendo ganho fama de parlamentar combativo.  

 O divórcio de Henrique VIII


  • Thomas Wolsey, Arcebispo de York, não foi bem sucedido na sua tentativa de conseguir nem o divórcio, nem a anulação do casamento do rei com Catarina de Aragão como pretendia Henrique VIII de Inglaterra e foi forçado a demitir-se em 1529. More foi nomeado chanceler em sua substituição, sendo evidente que Henrique ainda não se tinha apercebido da rectidão de caráter de More nesta matéria.


  •  Sendo profundo conhecedor de teologia e do direito canónico e homem religioso - ao ponto de se mortificar por Deus - usava por baixo das roupas uma camisa de cilício - More via na anulação do sacramento do casamento uma matéria da jurisdição do papado, e a posição do Papa Clemente VII era claramente contra o divórcio em razão da doutrina sobre a indissolubilidade do matrimónio. Contrário às Reformas Protestantes então já efetuadas e percebendo que na Inglaterra poderia acontecer o mesmo (devido às questões pessoais do soberano que conduziram à crise político-diplomática com Roma), More - apoiante das decisões da Santa Sé e sendo católico - deixa seu cargo de Lord Chancellor do rei em 16 de maio de 1532, provocando desconfiança na Corte e em Henrique VIII particularmente.
Cilicio photo cilicio.jpg 
Camisa de cilício (utilizado como uma das formas de tortura antigamente) - camisa de pêlo áspero e duro


Martírio

  • More foi convocado para fazer o juramento em 17 de Abril de 1534, e perante a sua recusa, foi preso na Torre de Londres, juntamente com o Cardeal e Bispo de Rochester John Fisher, tendo ali escrito o "Dialogue of Comfort against Tribulation". A sua decisão foi manter o silêncio sobre o assunto. Pressionado pelo rei e por amigos da corte, More decidiu não enumerar as razões pelas quais não prestaria o juramento.
  • Inconformado com o silêncio de More, o rei determinou o seu julgamento, sendo condenado à morte, e posteriormente executado em Tower Hill a 6 de julho. Nem no cárcere nem na hora da execução perdeu a serenidade e o bom humor e, diante das próprias dificuldades reagia com ironia.
  • Pela sentença o réu era condenado "a ser suspenso pelo pescoço" e cair em terra ainda vivo. Depois seria esquartejado e decapitado. Em atenção à importância do condenado o rei, "por clemência", reduziu a pena a "simples decapitação". Ao tomar conhecimento disto, Tomás comentou: "Não permita Deus que o rei tenha semelhantes clemências com os meus amigos." No momento da execução suplicou aos presentes que orassem pelo monarca e disse que "morria como bom servidor do rei, mas de Deus primeiro."
  • A sua cabeça foi exposta na ponte de Londres durante um mês, foi posteriormente recolhida por sua filha, Margaret Roper. A execução de Thomas More na Torre de Londres, no dia 6 de julho de 1535 antes das nove horas, ordenada por Henrique VIII, foi considerada uma das mais graves e injustas sentenças aplicadas pelo Estado contra um homem de honra, consequência de uma atitude despótica e de vingança pessoal do rei. Ele está sepultado na Capela Real de São Pedro. 
  •  Foi beatificado em 1886 e canonizado santo pela Igreja Católica em 1935.
 

http://www.infopedia.pt/$thomas-more
http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_More






Biografia de Leonardo da Vinci

  • Leonardo di Ser Piero da Vinci (ou simplesmente Leonardo da Vinci) -Anchiano e nascido a 15 de Abril de 1452 - foi um polímata nascido na atual Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o percursor da aviação e da balística.


  •  Sua infância transcorreu na esfera rural, o que explica seu apego à Natureza. Da Vinci era um aficionado por cavalos, que no futuro se tornariam alvos de suas pesquisas. Aliás, Leonardo se transformaria no modelo da educação clássica, resgatada no Renascimento, pois dominava amplas áreas do conhecimento: a anatomia, a engenharia, a matemática, a música, a história natural, a arquitetura, a escultura, a pintura, e ainda se revelaria um talentoso inventor.

  • Leonardo era e é como até hoje, conhecido principalmente como pintor. Duas de suas obras, A Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos. E a sua fama se compara apenas à Criação de Adão, de Michelangelo. O desenho do Homem Vitruviano, feito por Leonardo, também é tido como um ícone cultural, e foi reproduzido por todas as partes.

  •  Leonardo é reverenciado pela sua engenhosidade tecnológica. Concebeu ideias muito à frente de seu tempo, como um protótipo de helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo nas embarcações, e uma teoria rudimentar das placas tectónicas.

  •  Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior génio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polémicas. Num estudo realizado em 1926 seu QI foi estimado em cerca de 180.

 Infância (1452–1468)

  • Pouco se sabe da infância de Leonardo. Provavelmente passou os seus primeiros quatro ou cinco anos no vilarejo de Anchiano, e depois do casamento de sua mãe com um lavrador mudou-se para a casa da família de seu pai então casado com uma jovem de dezasseis anos, com a qual Leonardo tinha uma boa relação e a quem chamava de madrinha, em companhia de seu avô e tio, na paróquia de Santa Croce em Vinci, em um ambiente bucólico aconchegante, o que é significativo na personalidade de um Leonardo ligado a natureza. A morte do seu avô António deu-se logo após em 1468, e Leonardo apesar de ilegítimo continuara filho único no segundo casamento do seu pai Piero, com Francesca di Giuliano Lanfredini; testemunharia a mais dois casamentos deste, até que em 1476, quando viviam em Florença, Piero teve o tão esperado filho legítimo.

  •  Leonardo foi fortemente influenciado por duas grandes personalidades da época, Lourenço de Médici e o grande artista Andrea del Verrocchio. Em 1469, com dezassete anos, Leonardo passou a ser aprendiz de um dos mais bem-sucedidos artistas de seu tempo, Andrea di Cione conhecido como Verrocchio (Olho verdadeiro). Leonardo foi exposto desde cedo a uma vasta gama de técnicas, e teve a oportunidade de aprender desenho técnico, química, metalurgia, mecânica, carpintaria, a trabalhar com materiais como couro e metal, fazer moldes, além das técnicas artísticas de desenho, pintura, escultura e modelagem.

  • Em 1472, com vinte anos de idade, Leonardo se qualificou para o cargo de mestre na Guilda de São Lucas, uma guilda de artistas e doutores em medicina, porém mesmo depois de seu pai ter montado seu próprio atelier, sua ligação com Verrocchio permaneceu tal que ele continuou a colaborar com ele.20 Aos poucos, as pessoas da corte passam a fazer encomendas diretamente a Leonardo. Sua obra mais antiga a ser datada é um desenho em pena e tinta do vale do Arno, feito em 5 de Agosto de 1473.
Obras de Leonardo da Vinci:


-O Batismo de Cristo, 1475
-A Anunciação, 1475
-Ginevra de Benci, 1476
-Virgem Benois, 1478
-A Virgem de Granada, 1480
-A Virgem do Cravo, 1480
-São Jerónimo no Deserto, 1480
-Dama Com Arminho, 1480
-A Adoração dos Magos, 1481
-Virgem dos Rochedos, 1486
-Madona Litta, 1490
-Retrato de Um Músico, 1490
-Retrato de Mulher de Perfil, 1495
-La Belle Ferronniere, 1495
-A Última Ceia, 1497
-A Virgem, O Menino, Sant'Ana e São João Batista, 1500
-Salvator Mundi, 1500
-Virgem do Fuso, 1501
-Mona Lisa, 1507
-Virgem dos Rochedos, 1508
-A Virgem e o Menino com Santa Ana, 1513
-São João Batista, 1515

Falecimento



  • O mês de abril de 1519 ele o passa na cama, cercado por três quadros: a Mona Lisa del Giocondo; Santana, a Virgem e o Menino e o São João Batista, que provavelmente pintou em Roma como sua última obra.
    No dia 2 de maio o Rei Francisco I visita mais uma vez Mestre Leonardo. Para aliviar-lhe a dor, sustenta sua cabeça nos braços. "Reconhecendo que não podia gozar de honra maior" (segundo Vasari), Leonardo da Vinci morre nos braços do rei." 

  • Morreu em Cloux em 1519. Foi sepultado na Igreja de S. Florentino, em Ambroise, destruída durante a revolução francesa. Acredita-se que Leonardo tenha morrido de velhice devido à sua idade.


https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070316124924AAAI1R0 
http://www.infoescola.com/biografias/leonardo-da-vinci/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci

Sem comentários:

Enviar um comentário